Dada a quantidade de ruído da indústria sobre vídeo nativo e animações com script, você ficaria perdoado se você nunca tivesse ouvido falar da nova especificação de microdados incluída no HTML5.
Semelhante a esforços externos como Microformatos, os microdados do HTML5 oferecem uma forma de ampliar o HTML adicionando vocabulários personalizados às suas páginas.
A maneira mais fácil de entender é considerar um caso de uso comum. Vamos dizer que você quer detalhes da lista sobre um negócio em sua página - o nome, endereço, número de telefone e assim por diante. Para fazer isso você vai precisar usar algum vocabulário, além de HTML, uma vez que não há nenhuma
<business>
tag. Usando microdados, você pode criar seus próprios pares nome / valor personalizados para definir um vocabulário que descreva uma listagem de negócios.
Quando uma aranha do Search Engine vem longitudinalmente, saberá que não somente seus dados são uma lista de negócio, mas pode descobrir o endereço, o número de telefone, ou mesmo as geo-coordenadas exatas se você quer os incluir.
Dado que HTML5 ainda é um projecto neste momento, por que se preocupar?
Na verdade, apesar da falta de publicidade e do status ainda incompleto do HTML5, os microdados já estão sendo usados pelo Google, que começou a adicionar informações obtidas a partir da marcação de microdados em seus snippets de resultados de pesquisa.
Microdados é útil hoje em dia, mas que sobre Microformatos ou ferramentas mais complexos como RDFa? A resposta é que todos os três vão funcionar (e Google, na maioria dos casos, entende todos eles).
No final, as diferenças entre os três são principalmente na sintaxe, e cada um tem suas vantagens e desvantagens. Mas dado que a especificação Microdata muito provavelmente se tornará um padrão oficial recomendado web como parte do HTML5, parece o mais futuro-prova das três opções.
Então, como podemos adicionar microdados a uma página da web? Considere a seguinte marcação HTML básica, que pode ser usada para descrever a minha loja de café local:
<Div> <H1> Barra de café de Hendershot </ h1> <P> 1560 Oglethorpe Ave, Athens, GA </ p> </ Div>Esta marcação obtém as informações básicas sobre a página e os seres humanos podem lê-lo, mas as aranhas do Search Engine não vão ficar muito fora dela. Embora seja verdade que mesmo o Google diz que você deve projetar para os seres humanos primeiro e robôs em segundo lugar, podemos melhorar esse código sem torná-lo menos legível para humanos.
Microdados
Para reescrever esta listagem de negócios usando a sintaxe de microdados do HTML5, faríamos algo como isto:<Div itemscope itemtype = "http://data-vocabulary.org/Organization"> <H1 itemprop = "name"> Barra de café de Hendershot </ h1> <P itemprop = "address" itemscope itemtype = "http://data-vocabulary.org/Address"> <Span itemprop = "rua-endereço"> 1560 Oglethorpe Ave </ span>, <Span itemprop = "locality"> Atenas </ span>, <Span itemprop = "region"> GA </ span>. </ P> </ Div>A marcação de microdados acrescenta atributos de um par você pode não ter visto antes,
itemscope
, itemtype
e itemprop
.
O primeiro é essencialmente apenas um marcador de nível superior, ele
diz ao motor de busca aranha que você está prestes a definir algo nas
seguintes tags aninhadas. O itemtype
atributo indica a aranha que você está definindo - neste caso, uma organização. O restante da marcação deve parecer bastante familiar se você usou Microformatos. A principal mudança é a
itemprop
atributo (abreviação de propriedade do item) para definir o que cada elemento é.
Como nosso endereço é todo um parágrafo, adicionamos algumas tags span
para definir cada elemento do endereço separadamente - endereço,
localidade e assim por diante. Se quiséssemos, poderíamos acrescentar outras propriedades como um número de telefone ( itemprop="tel"
), uma URL ( itemprop="url"
), ou mesmo dados geográficos ( itemprop="geo"
). Então, onde nós começamos estes
itemprop
vocabulários de? Bem, como o URL no itemtype
atributo indica, eles vêm de data-vocabulary.org .
É claro que você pode fazer a sua própria sintaxe itemprop, mas se você
quiser motor de busca aranhas para entender seus microdados, você vai
ter que documentar o que você está fazendo.
Uma vez que as definições em data-vocabulary.org abrangem uma série de
casos de uso comum - eventos, organizações, pessoas, produtos, receitas,
opiniões - que faz um bom ponto de partida. Microformatos e RDFa
Então como é que Microdados ajuste com Microformatos e RDFa ? Bem, a WHAT-WG , que ajuda a desenvolver a especificação HTML5, decidiu as guerras de chamas provocadas pelo debate sobre a possibilidade de usar Microformatos ou RDFa faltou veemência suficiente, então eles adicionaram uma terceira definição própria.Na verdade, o raciocínio parece ter sido algo como isso: Microformatos são uma idéia muito boa, mas essencialmente um hack. Porque Microformatos contar apenas com as
class
e rel
atributos, escrever analisadores para lê-los é complicado. Ao mesmo tempo, o RDFa foi projetado para trabalhar com a especificação XHTML 2.0 agora extinta. Embora o RDFa esteja sendo portado para trabalhar com HTML5, pode ser excessivamente complexo para muitos casos de uso. RDFa é um pouco como perguntar que tempo é e ter alguém dizer-lhe como construir um relógio. Sim, RDFa pode fazer as mesmas coisas HTML5 microdata e Microformats fazer (e mais), mas se a história da web nos ensina uma lição, é que soluções mais simples quase sempre vencer.
Leitura adicional
Antes de mergulhar em microdados, certifique-se de verificar todas as opções. Google tem uma boa visão geral sobre a adição de microdados para sua página , e oferece exemplos usando todos os três sintaxes de marcação. Dive de Mark Pilgrim Em HTML5 também dedica um capítulo a microdados com mais detalhes sobre como analisadores microdados ler a sua marcação.Além disso, tenha em mente que não são apenas os motores de busca que se beneficiam de microdados em suas páginas. A especificação HTML5 também define um conjunto de DOM APIs para navegadores da web para ler e manipular microdados em suas páginas. No momento, nenhum navegador suporta a API, mas provavelmente será eventualmente.
Quanto mais informações você pode dar à web, mais pode fazer com essa informação. Eventualmente, os motores de busca pode usar microdados para encontrar seus amigos na web (como DRX e webfinger ) e navegadores poderia usá-lo para conectar você com aqueles amigos não importa que sabor-of-the-month site social que pode estar usando.
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